Função de mestre de operação FSMO

0 Flares 0 Flares ×

Olá a todos, nesta vídeo aula falaremos um pouco sobre a Função de mestre de operação FSMO, e em outros vídeos mostraremos na prática.

FSMO Função de mestre de operação.

Detalhando as FSMO

Apenas os DCs “Domain Controllers” podem ser configurados para hospedar uma das FSMO ou todas as cinco se você tiver um único servidor.
Temos regras de FSMO que são do nível de floresta, que podem ficar em qualquer DC dentro da floresta, e os de nível de Domínio.
São cinco FSMO, duas para a floresta outras três que para domínio, iremos detalhar melhor abaixo:

Floresta:

Schema Master: O Schema é muito importando para o Active Directory, é praticamente a alma do AD. Ele é tem os objetos e atributos, que formam o Active Directory. É no Schema que o objeto do tipo “USUÁRIO” terá os atributos “NOME”, “ENDEREÇO”, “TELEFONE”, etc. Como o esquema pode ser modificado e deve ser o mesmo em toda a floresta Windows, ele evita conflitos entre os DCs.

Domain Naming Master: Ao adicionar um novo domínio na floresta este dever ser único, e quem se encarrega de administrar e evitar que dois DCs tenham o mesmo nome é o Domain Naming Master.

Domínio:

PDC Emulator: Ele emula um PDC, e dessa forma gera compatibilidade com sistemas antigos, mas não é só isso ele tem outras funções muito importantes na infraestrutura, ele que controla a troca de senhas dos usuários, mantém o relógio sincronizado e relações de confiança entre os DCs

RID Master: Qualquer DC pode criar novos usuários, grupos e contas de computadores, que chamamos de objetos. Cada objeto tem um identificado único, que se chama SID, ele é formado utilizando um SID do domínio e mais um ID relative (RID). Então o RID Master é o responsável por entregar esses RIDs para evitar que objetos diferentes tenham o mesmo RID em todo o domínio.

Infrastructure Master. Está regra é utilizada para atualizar os registros dos objetos, pois estes podem estar em um grupo hoje e você pode querer mudar por alguma necessidade, então o Infrastructure Master se encarrega de fazer essa atualização replicando para todos os outros DCs.

Você pode localizar em quais servidores estão essas regras digitando o seguinte comando no seu prompt:
netdom query fsmo.

Caso esteja utilizando o Windows 2000 server ou 2003, terá que instalar o “Support Tools” que se encontra no CD de instalação do seu sistema.

Vou ficando por aqui, qualquer dúvida ou sugestão não deixe de escrever um comentário.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>